Nota Fiscal Eletrônica - Finanças promove capacitação com contabilistas

22/6/2011 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

150 contabilistas se reuniram hoje (21) na Sala Elis Regina, no Complexo Argos, para participar da capacitação promovida pela secretaria de Finanças sobre a o Sistema de Gestão do ISS e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). “Tivemos tanta procura para este treinamento que já temos lista de espera para o próximo curso”, explicou José Carlos da Costa Amaro, diretor do departamento de Fiscalização Tributária.

Este foi o segundo treinamento realizado pela secretaria para atender a expectativa dos contabilistas. Amaro lembrou também que a Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória a partir de 1º de Agosto e a implantação será gradativa. “Vamos editar uma portaria que vai dizer quais os segmentos e os contribuintes que terão que ir se adequando”, alertou.



Para o diretor, este trabalho de capacitação é primordial para a mudança de comportamento e de cultura das empresas. “Atualmente, estamos fazendo um trabalho de orientação pedagógica e de prevenção. Mas tanto os empresários, quanto os contabilistas estão se mostrando bastante interessados em se adequar aos procedimentos”, analisou. “O próximo treinamento envolverá também os empresários”, completou.


NFS-e completa 2 meses


Implantado em abril, o Sistema de Gestão do ISS (e-giss) já registrou a emissão de 23.029 notas fiscais. Em abril foram 1.779; em maio, 10.801; e, no mês de junho, até hoje (20), foram 10.449. 


Amaro também divulgou que, atualmente, 1.419 empresas já estão emitindo a NFS-e. “15.097 empresas e 209 contabilistas já acessaram o sistema”, contabilizou. O diretor.


A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), por ser emitida via internet, dispensa o processo de escrituração fiscal. “O contribuinte encontra todos os serviços no site, desenvolvido, exclusivamente para abrigar o novo sistema”, explicou o secretario de Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhando que o sistema integra também a verificação da autenticidade da Autorização para Impressão de Documento Fiscal (AIDF) e da autenticidade da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica emitida. “Esses serviços todos integrados estão propiciando mais segurança, rapidez e praticidade ao contribuinte”, completa.

Compartilhe no Whatsapp