da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Um espaço para a prática de atividade física pensado e dedicado especialmente para as mulheres. Esse é o “Espaço Mulher”, instalado no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami, inaugurado na tarde desta terça-feira (24) pelo prefeito Pedro Bigardi.
O local, idealizado pela Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos,conta com uma academia ao ar livre com 12 aparelhos, como simulador de remo e de caminhada, esqui, aparelho de supino vertical adaptado para deficiente físico, entre outros, além de vestiário e banheiro exclusivos. O espaço ganhou ainda um paisagismo especial, com diversas árvores, entre elas um jequitibá, que no futuro vão garantir sombra para as frequentadoras.
Ao lado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, o prefeito destacou a forte presença das mulheres nos centros esportivos da cidade e a importância de novo espaço. “É muito gratificante ver a disposição e a alegria de todas vocês. Esse é um espaço para a comunidade e espero que vocês aproveitem”, disse.
O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, agradeceu aos educadores esportivos e a parceria com a Secretaria de Serviços Públicos para a idealização do projeto, e comentou alguns investimentos que ainda serão feitos no Dal Santo. “Vamos consertar o telhado da quadra, instalar um campo de futebol society e revitalizar o gramado do campo de futebol”, afirmou.
Durante a cerimônia, Bigardi homenageou a aposentada Maria Mafalda Casarin, uma das frequentadoras mais antigas do centro esportivo. Aos 73 anos, ela conta que faz ginástica corporal e vôlei adaptado regularmente, além de outras atividades.
“Esse espaço é muito bem-vindo. Acho até que vai atrair mais mulheres para praticarem exercícios, pois muitas têm vergonha e aqui vão se sentir mais à vontade. Vai ser nosso clube da Luluzinha”, brincou a aposentada, destacando a importância da prática de atividade física para a saúde. “O que o governo investe em esporte economiza em saúde.”
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos, e o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli, também participaram da cerimônia.
O horário de funcionamento do “Espaço Mulher” é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h30.