da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, promove, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), o 1º Fórum de Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção de Saúde e Cultura de Paz. O evento conta com apoio da Escola de Governo e Gestão vai reunir representantes das diversas secretarias envolvidas no tema. Além da Saúde, participam ainda as secretarias de Cultura, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e da Fundação municipal de Ação Social (Fumas), e outros órgãos não-governamentais.
O objetivo do fórum é articular e ampliar o debate de ações públicas que visam garantir a promoção da saúde para a população nos diversos serviços municipais.
A Política de Promoção de Saúde, instituída em 2006, confirmou o compromisso do Estado brasileiro com o aumento e a qualificação de ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é, por meio de políticas públicas, garantir a integralidade da atenção à saúde, tendo como base o conceito ampliado de saúde, o referencial teórico da promoção de saúde e o resultado de suas práticas desde sua institucionalização”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Rosa Monetti Bueno.
Para isso, é importante a consolidação de práticas voltadas tanto para cada cidadão quanto para a comunidade, com um trabalho multidisciplinar, integrado e em redes. “É preciso uma ação articulada entre os diversos atores de cada território. O fórum foi pensado para destacar as experiências de Jundiaí e de outros municípios e abrir o diálogo com profissionais, população e setores da sociedade”, complementa Rosa.
O fórum está marcado para esta quarta (25) e quinta-feira (26), das 8h30 às 17h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (rua Francisco Telles, 250, Vila Arens). Os interessados em participar podem fazer a inscrição online.