da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Assim como em toda região, Jundiaí passa pelo período de estiagem, no qual as chuvas são escassas e o risco de incêndios aumenta. Para evitar queimadas em terrenos, que causam transtornos à população e são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, a Defesa Civil lembra as ações preventivas que devem ser realizadas.
A coordenadora da Defesa Civil, Sônia Rossi, comenta que práticas como queima de lixo e colocar fogo em terrenos, ao invés da limpeza, são ações perigosas. “O fogo e, consequentemente, a fumaça, são prejudiciais para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas. Além disso, há risco do fogo se alastrar e provocar grandes incêndios na área urbana”, alerta.
Os proprietários de terrenos têm a obrigação de manter as propriedades limpas e com mato baixo. “Infelizmente muitas pessoas ainda colocam fogo em terreno por acharem que é uma maneira mais fácil de conservá-lo, mas o correto é que o local seja carpinado e o lixo colocado para a coleta”, comenta Sônia.
“A colaboração da população é fundamental, as pessoas que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A época com poucas chuvas deixa as folhas secas, locais sem umidade e propícios para o fogo”, lembra a coordenadora da Defesa Civil.
Orientações para evitar incêndios e queimadas
- Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;
- Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Além disso, soltar balão é crime previsto pela Lei 9.605/98;
- Evite acender fogueiras;
- Evite qualquer tipo de queimadas;
- Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentada por lei) avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;
- Não faça queimadas próximo à rede elétrica;
- Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
- Informe quando houver fumaça, para o fogo ser combatido;
- Em caso de incêndios, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente (193).