da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Marco Antonio Manfredini, abriu a programação desta quinta-feira (22) do 2º Congresso Jundiaiense de Saúde Bucal, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da secretaria de Saúde. O evento segue até esta sexta-feira (23), no Ciesp (av. Navarro de Andrade, s/nº, Vila Hortolândia).
Manfredini falou sobre os modelos de atenção em rede e destacou a integralidade e a expansão das equipes de saúde bucal em todo o Brasil. Segundo ele, atualmente são mais de 24 mil equipes de saúde bucal atuando em todo o País, presentes em cerca de 5 mil municípios. Além disso, 60% dos brasileiros têm acesso a água fluoretada.
“Em São Paulo, esse índice é bem maior: 98% da população tem cobertura de fluoretação da água. Para se ter ideia, nos Estados Unidos a cobertura é de 63% da população”, comparou.
Outro avanço importante, destacou Manfredini, foi o acesso dos brasileiros ao dentista. Em todas as regiões houve queda no número de pessoas que nunca foram ao dentista. No Sudeste, o índice hoje é de 8%. O índice CPOD (cárie, perda e obturação por dente) aos 12 anos também caiu nas últimas duas décadas. Em 1986, era de 6,65 e em 2010, de 2,07.
Na avaliação de Manfredini, todos esses avanços são resultado do trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estima-se que hoje um em cada três dentistas brasileiros atendem no SUS”, informou.
Nesta quinta-feira (22), um dos destaques da programação foi o 1º Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal dos municípios que fazem parte do Conselho dos Gestores Regionais de Jundiaí. O encontro foi conduzido pela coordenadora da área técnica em Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Tricoli.
“A ideia desse encontro é reunir os coordenadores da região e passar para o Estado as dificuldades que os municípios estão enfrentando, aproximando as duas esferas”, destacou o coordenador de Saúde Bucal de Jundiaí, Luiz Carlos Miyashiro.
A quinta-feira ainda teve as palestras “Atuação Multidisciplinar: Otorrinolaringologista, Cirurgião-dentista”, com Diogo Luiz Pereira da Silva, médico, residência médica em otorrino, pós-graduado em medicina do trabalho e do sono; e “Acolhimento com classificação de risco”, com Célia Regina Sinkoc, cirurgiã-dentista de Amparo (SP), Ana Cláudia Morandini Sanches, cirurgiã-dentista e gerente da ESF Vila Ana, e Evely Sartorti da Silva, cirurgiã-dentista da UBS Tulipas.
Sala 1