da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A primeira edição do Festival do Servidor, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Gestão de Pessoas, prosseguiu nesta terça-feira (20) com a palestra “Descobrindo o valor das partes não convencionais dos alimentos”.
A atividade foi ministrada pela nutricionista Rosângela De Fátima Scovini Cruz, do Serviço Social da Indústria (Sesi), e ocorreu no auditório do 8º andar do Paço Municipal. O festival do Servidor começou nessa segunda-feira (19) e se estende até a sexta-feira (30).
A quinta-feira (29) é o dia mais esperado pelos participantes. Uma série de atrações está prevista para o teatro Polytheama, com direito ao sorteio de uma moto Honda Biz, TV de 42 polegadas, iPhone e uma gravura do artista plástico Inos Corradin. A noite será animada pela música de Giuliano Neri, coreografias da Cia de Dança de Jundiaí e a peça teatral “Sr. Dodói”.
“A proposta do festival é integrar todos os servidores com atividades de gêneros diversificados para que agrade todos os gostos”, diz a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho.
A programação do 1º Festival do Servidor tem ainda aula de ioga, arte, cinema, zumba, pilates, entre outras atrações. Nesta quarta-feira (21), por exemplo, está programação uma sessão do “Curtas de Cinema Especial”, às 12h30 e às 13h30, no 3º andar do Paço.
Aproveitamento
A palestra desta terça-feira (20) chamou a atenção sobre a importância de alimentos não convencionais, como folhas, cascas e talos de verduras, frutas, e legumes, no dia a dia das pessoas.
“Geralmente as pessoas não conhecem como utilizá-los e muitos menos de suas riquezas nutricionais em fibras, vitaminas e minerais. O tema prioriza autilização de 100% dos alimentos e ensina como prepará-los”, ensinou a nutricionista Rosângela Scovini, que participa do programa “Alimente-se Bem”, desenvolvido pelo Sesi desde 1999 e que é reconhecido até fora do País.
A servidora Michele Garcia, da secretaria de Saúde, aprovou a iniciativa. “Acho que qualquer tipo de informação que colabore no bem-estar das pessoas é positiva. É importante nos atualizarmos sobre novas descobertas”, disse.
Servidor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), o professor José Romeu Raphael foi um dos poucos homens vistos no auditório e mostrou conhecer do assunto. “Temas como esse são sempre usados em oficinas desenvolvidas pelo Cras. No caso da alimentação é muito importante, porque aalimentação saudável é o princípio básico para a saúde das pessoas. Sem contar que, dias atrás, preparei um refogado com folhas da beterraba. Ao sair daqui, terei outras receitas”, comentou.