da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Guardas municipais cumpriram na manhã desta quinta-feira (15), na área central de Jundiaí, mais uma operação do Programa “Crack é Possível Vencer”, firmado em parceria com governo federal, que tem como meta principal a ressocialização de moradores em situação de rua.
De acordo com o balanço divulgado pela Guarda Municipal, 40 pessoas foram abordadas entre 8h e 12h desta quinta-feira (15). Todos foram cadastrados e tiveram seus perfis inseridos no banco de dados virtual criado pela corporação.
Foi constatado que a maioria chegou recentemente. São Paulo e Campinas foram os municípios mais citados como locais de origem, além de cidades vizinhas a Jundiaí. Dois moradores em situação de rua foram levados ao Hospital São Vicente com o quadro de dores no corpo.
Quatro pessoas foram encaminhadas ao Creas Pop, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), já que pediram auxílio para localizar os familiares. Uma ONG recebeu uma das pessoas abordadas durante a ação e vai dar assistência. Nenhum incidente foi registrado e ninguém foi preso.
A ação pelo Programa “Crack é Possível Vencer” contou com a participação de 30 guardas sob a orientação do subinspetor Luiz Carlos de Lacerda Petrachin. A operação integrada contou com o apoio da Semads, Secretaria de Saúde e Polícia Civil.
O subinspetor Lacerda destacou a importância do cadastramento das pessoas abordadas. “Com esse cadastro, podemos saber se o caso é de encaminhamento para a assistência social, para o hospital, além de conhecer a origem e o destino do abordado e saber se tem passagem pela Justiça e sua intenção na cidade”, explica. Novas ações estão programadas para acontecer em pontos de todas as regiões de Jundiaí.