da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Aproximadamente 150 pessoas acompanharam a solenidade de abertura da 6ª Semana do Corpo Humano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) cujo tema escolhido foi Sistema Nervoso. Na sequência, ocorreu uma aula sobre os caminhos do medo com o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Newton Sabino Canteras.
Ao longo da semana, são esperados 1700 alunos que devem aproveitar essa oportunidade e conhecer o corpo de forma concreta e lúdica. A visita é composta por quatro etapas e dura em média 2 horas: uma grande maquete que representa a estrutura do sistema nervoso, museu de peças anatômicas reais, experiências relacionadas ao sistema e visita ao laboratório para conhecer as células, através dos microscópios.
O projeto surgiu a partir da iniciativa do professor de Anatomia, Cesar Alexandre Carvalho, e tem como objetivo promover a integração social, incentivar a humanização e transformar o aprendizado em algo inesquecível. “O estudante de medicina assumirá o papel de professor, portanto estudou todos os detalhes do sistema escolhido. É um aprendizado para o estudante de medicina e para os visitantes”, comenta Carvalho.
Para a professora do Sesi, Olga Maria Gottardo dos Santos, você transforma o abstrato em concreto nessa visita ao sistema nervoso. “Essa experiência fica pra sempre na memória desse aluno. Você sai dos livros e encontra algo real. Incrível! Inesquecível”, conclui Olga.
A população pode visitar a exposição diariamente entre 17h e 19h e, no próximo sábado (10/10), das 9h às 12h. Visitas à parte, os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada).