da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novaes, participou do Congresso de Informática e Telecomunicações (Sucesu 2015), em Salvador (BA).
Convidado pelo professor Tadao Takahashi, que foi o mentor e coordenador geral da implantação da internet no Brasil e, posteriormente, do Programa Sociedade da Informação no País e atualmente é diretor geral do projeto BSB100, que estuda o futuro de Brasília como Cidade Inteligente Humanizada, Gilberto ministrou a palestra com o tema: “Cuidar da Cidade é Cuidar das Pessoas”, no painel Tecnologias para Cidades Humanizadas Inteligentes e Sustentáveis (CHIS) sobre tecnologias aplicadas a áreas críticas de gestão de cidades em geral no Brasil.
“O convite veio depois de uma conversa que tivemos sobre cidades inteligentes, no qual falamos sobre o que vem sendo feito em Jundiaí nesse sentido, com a adoção de software livres, criação de sistemas que facilitam e melhoram a vida do cidadão jundiaiense, sistemas que visam desburocratizar e reduzir o tempo que se leva para tramitar processos no mundo público, além de fazer o processo ser mais transparente para todos”, explica o diretor-presidente.
Gilberto ainda complementa: “Soluções para otimizar e, principalmente, baratear gastos com comunicação; projetos de inclusão social com telecentros e wi-fi público de alta densidade; sistemas na área de segurança público, como o Cadastro de Identificação Criminal, que foi idealizado pela Guarda Municipal e desenvolvido pela Cijun, além do sistema de monitoramento que foi destaque nacional em programa de televisão”, diz.
Divulgando as ações que fazem parte das metas do governo municipal, Gilberto explica a importância em participar do evento. “Poder mostrar um pouco do que estamos fazendo para CHIS foi uma enorme honra e responsabilidade, pois podemos influenciar outras cidades a seguirem nossos exemplos. E, claro, já resultou em convites de cooperação mútua com outros municípios”, conclui.