da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A primeira etapa do Campeonato Aberto de Futebol Troféu “Hélio Maffia” chegou ao fim neste sábado (5), no Centro Esportivo Francisco Dal Santo. No sub 13 (série clubes), a AABB Amarela levou a melhor em cima do Clube Jundiaiense por 4 a 3, nos pênaltis, após empate no tempo normal por 1 a 1. No sub 17 (série centros esportivos), o Pedro Raymundo venceu o Grêmio Eloy Chaves por 3 a 1.
O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, fez a entrega dos troféus para os finalistas e elogiou a presença e participação dos familiares e amigos no campeonato. ”É importante que os pais acompanhem e influenciem esses momentos na vida dos filhos. Acredito que o esporte ajuda na formação das pessoas como cidadãos, exemplo disso é o respeito mútuo dentro e fora de campo que todos os jogadores tiveram. O esporte faz isso. Aproxima as pessoas e, mais que a competição, exalta a importância da amizade e do companheirismo”, disse.
O campeonato este ano homenageia o professor Helio Maffia, um dos maiores preparadores físicos da história do futebol no País. No próximo sábado (12) terá início a segunda etapa do torneio com as categorias sub11 e sub15.
Os destaques do Sub 13 foram o goleiro do Clube Jundiaiense, Mateus Guin, que fez belas defesas durante a partida, e o jogador da AABB, Gleidson, considerado o melhor em campo.
O jogo dos mais novos mexeu com os nervos dos presentes. O primeiro tempo foi truncado, com pênaltis defendidos e chutes na trave, os times não saíram do 0 a 0. Já no segundo, o Jundiaiense conseguiu manter maior posse de bola e marcou na rede adversária. Faltando 30 segundos para terminar o jogo, falta para o AABB. O gol saiu e levou a disputa para os pênaltis.
Final do jogo 4 a 3 para o AABB Amarelo.
“Nós treinamos bastante bola parada. Acredito que esse é um ponto forte da nossa equipe e soubemos aproveitar. O Jundiaiense tem um time incrível também, e isso mostra que o nosso trabalho tem tido resultado, o que nos motiva a continuar. Ver a garotada mostrando o que aprendeu e o que sabe fazer com um nível técnico bom para idade deles coroa todo nosso esforço”, disse o técnico Vanderlei, da AABB.
No sub 17, o Pedro Raymundo impressionou com os três gols logo no primeiro tempo, feitos por Danilo, Caio e Diego, respectivamente. O Grêmio Eloy Chaves não desanimou e aproveitou das oportunidades de chute a gol, marcando o seu primeiro no começo do segundo tempo. Depois, a apesar de tentar, não conseguiu mudar o placar desfavorável de 3 a 1.
“Ganhar é sempre um alegria, mas procuro passar para os garotos a real importância deste campeonato que é ter essa oportunidade de participar de um evento organizado, com regras, para concretizar a experiência de como é estar num campeonato de verdade. Nosso foco aqui não é formar atletas e sim trabalhar o melhor do esporte na vida de cada um. É um trabalho muito mais social que competitivo, por isso é tão bonito”, disse o técnico Cléber Bandeira, do Pedro Raymundo.
Os destaques desta partida foram Lucas, do Eloy Chaves, e Caio, autor do segundo gol do Pedro Raymundo.