da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A 3ª Conferência Municipal da Mulher, realizada pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, reuniu, durante três dias, cerca de 150 mulheres dos mais variados segmentos da sociedade civil e entidades organizadas.
“Um momento importante para apontar políticas públicas para as mulheres e avaliarmos e conferirmos o que vem sendo feito. Além de ser um espaço aberto para expressar opiniões, já que essas mulheres que são multiplicadores de ideias”, resumiu a titular da Coordenadoria, Marilza Campos.
Nos grupos de debates, um dos assuntos mais lembrados pelas participantes foi a criação da Coordenadoria da Mulher pelo governo do prefeito Pedro Bigardi. A ação foi considerada por unanimidade o principal avanço da área na cidade.
No decorrer do último dia do evento, nesse sábado (29), ocorreram oficinas temáticas de debates e construção de propostas. Na oportunidade, foram eleitas as 14 mulheres para compor o Conselho Municipal. Dentre elas, oito representantes da sociedade civil e seis do Poder Público.
Participação
Grandes nomes compareceram à Conferência. Entre elas, na abertura, quinta-feira (27), Rozina Conceição, do Conselho Estadual Conselho Estadual da Condição Feminina, e Leci Brandão, segunda mulher negra a ocupar uma cadeira no parlamento paulista e compositora de músicas em defesa das minorias, que contribuíram com o aprendizado das mulheres presentes.
Nessa sexta-feira (28), no período da manhã, a Conferência contou com os esclarecimentos a respeito dos quatro eixos temáticos, sendo as palestrantes: Rose Gouveia, Liége Rocha, a vereadora Marilena Negro e a advogada Kátia Cristina Gante.
Destaque também para a presença de Glauciane Mont Serrate, professora universitária de São Bernardo do Campo.
Agora, o próximo passo é aguardar o anúncio da data para a Conferência da Mulher Estadual em São Paulo.