No Centro, Praça Rui Barbosa testa módulos de marcenaria urbana

25/8/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma oficina de marcenaria, no sábado (22), como parte do projeto Urbanismo Caminhável, promoveu a criação de uma série de novos mobiliários para a praça Rui Barbosa.

Uma intervenção marcada por elementos lúdicos, incluindo até mesmo um pequeno escorregador adotado por crianças.

O resultado é parte do caráter experimental e de prototipagem (testes) dessa fase do projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e custeado em contrapartida da iniciativa privada.

De acordo com Guilherme Ortenblad, do coletivo formado por Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it), o objetivo foi desenvolver com os voluntários a construção de mobiliários “modulares e multifuncionais como espaços para descanso, convivência e brincadeira”.

Ao longo dos três meses de intervenções experimentais, o projeto não só analisou as condições de caminhabilidade, como promoveu oficinas de sensibilização, de ativação e de execução de forma colaborativa com a população.

Uma segunda etapa vai estar voltada mais para o trabalho técnico de desenvolvimento de manuais e planejamento de intervenções urbanas.

Os testes de mobiliários na praça Rui Barbosa foram precedidos de uma oficina de estudos de comportamento no espaço público, que ouviu frequentadores do local, mapeou hábitos e resgatou sinais de que o lugar tem uma história desde o século 17 como antigo Largo do Pelourinho.

Compartilhe no Whatsapp