Obras no ‘Escadão’ ganham visual de arte urbana

25/8/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

reforma do Escadão, que vai criar novas rampas de acessibilidade entre as ruas Vigário J.J. Rodrigues e Barão de Jundiaí, recebeu, nesse sábado (22), um trabalho conjunto de dezenas de artistas experientes nas técnicas do grafite, trazendo novo colorido para o trecho mais baixo, na rua Vigário, onde as obras devem durar pelo menos seis meses.

A intervenção faz parte das diretrizes definidas pelo prefeito Pedro Bigardi, que apontam para a busca de reabilitação do Centro Histórico. “Foi uma iniciativa conjunta, que teve boa receptividade da empresa que está custeando a obra como contrapartida. O efeito, além do aspecto visual da região, também envolve a valorização desse tipo de arte urbana”, explicou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti.

Organizada pela Prefeitura de Jundiaí e custeada pela MPD, a intervenção resultou de uma parceria entre as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e a de Cultura. O ativista cultural José Eduardo Augusto Ramalho (Festa Soulnoro) destacou a presença de artistas com experiências em outros estados e países e até mesmo pós-graduados entre os participantes.

Entre eles havia nomes destacados no cenário regional e nacional. “As cidades abrigam uma disputa pelo espaço externo dos lugares, e valorizar essa arte é um avanço”, afirmou Reu Origis. Outro participante, Gordon, destacou aidentidade individual de cada um, algumas vezes em formatos como uma baleia jubarte ou um ramalhete surreal. Os participantes incluíram ainda os artistas Centavo, Imortal, Marola, Esgoto, Acne e Neto EDN.

Qualificação urbana 
O projeto no Escadão, que ocupa aproximadamente um terço da encosta total da Esplanada do Monte Castelo, integra uma requalificação dessa área que abrange também o resgate físico e afetivo da Ponte Torta e a implantação de trecho do futuro Parque Linear do Rio Guapeva, entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e a rua Prudente de Moraes.

Compartilhe no Whatsapp