Cobema faz castração de 250 animais em mutirão

10/8/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O sábado (8) foi de cuidado com os animais na vila Marlene. Isso porque a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) realizou no bairro a castração e microchipagem de 250 cães e gatos. Todos os procedimentos foram gratuitos e agendados previamente.

O morador do bairro, Lucas Willians Lean, levou o gato Tody, de oito meses. “A oportunidade é única. Muita gente não tem como arcar com os custos desse procedimento. Além disso, depois da castração os animais, principalmente os gatos, ficam mais caseiros”, comentou.

Assim como ele, a protetora de animais Adriana Costa Veloso aproveitou a chance e levou dez gatinhos que serão destinados à adoção para a castração. “Recolho todos da rua, em parceria com uma amiga, cuido e em seguida coloco à disposição de quem quer tê-los em casa. E a castração é extremamente importante nesse processo todo. Controla o número de novos filhotes.”

De acordo com o responsável pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal, Jonathann França Ribeiro, o bairro conta com muitos registros de abandono e maus tratos de animais e por isso foi escolhido para a ação. “A ideia é fazer o controle populacional e evitar o crescimento desordenado do número de cães e gatos.” Os moradores do bairro receberam panfletos informativos sobre posse responsável.

Segundo o coordenador, novos mutirões, ainda sem a data agendada, serão realizados até o final do ano. Bairros que passarão porreurbanização, como São Camilo eNovo Horizonte, no qual a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) está construindo moradias, serão atendidos. “A intenção é castrar, conscientizar e evitar o abandono durante a época da mudança. A microchipagem será muito importante nesse processo.” Outros bairros na programação são ainda Vila Maringá e Ivoturucaia.

Cobema
A Cobema tem recebido diversas melhorias. Recentemente, foram construídos dois canis coletivos, novo espaço para a socialização animal, pintura interna e externa da sede, sistema de monitoramento, um vet contêiner para atendimentos eletivos de baixa e média complexidade, três novos veterinários, serviços de exames veterinários e o programa de Educação de Guarda e Posse Responsável.

Compartilhe no Whatsapp