Reunião mostra avanços e investimentos na Cobema

29/7/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em encontro com protetoras independentes de animais, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente apresentou os avanços realizados no setor atendido pela Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobema), que passaram de R$ 690 mil em 2012 para R$ 1,675 milhão em 2015, dentro de uma reestruturação completa nessa área.

“Mais do que números de orçamento, o mais importante é mostrar que temos um plano de ação em andamento”, afirmou a secretária Daniela da Camara Sutti.

Na reestruturação física da sede atual, foram construídos dois canis coletivos, cobertura para animais idosos, espaço de socialização animal, novo cercado de área externa para acomodação, pinturas externa e interna e adequação de espaços administrativos e de recepção ao público.

O monitoramento ganhou um sistema com quatro câmeras de segurança.

No atendimento de casos de baixa e média complexidade, foi adquirido um “vet contêiner” como um projeto piloto de unidade de saúde animal. Também foram contratados exames veterinários como hemogramas, radiografias, perfis renal e hepático, ultrassom abdominal, ecocardiograma e outros.

Entre os equipamentos adquiridos, estão balança eletrônica digital, mobiliário e ar condicionado na clínica geral da unidade.

Novo decreto
Em março de 2015, o decreto 25.639 (ver páginas 3 e 4) definiu procedimentos de triagem e cadastro para atendimento médico veterinário clínico e cirúrgico de cães e gatos na Cobema, indicando o foco para ONGs, Protetores Independentes e moradores de baixa renda ou incluídos em programas sociais.

A equipe também foi readequada paraquatro veterinários (três deles novos) e mais dois estagiários. Os atendimentos externos sobre denúncias de maus tratos passaram a ser qualificadas com a presença de veterinário, além de fiscal e motorista, e uma parceria com a Vigilância Sanitária reforçou o controle de estabelecimentos particulares voltados ao setor.

Mutirão
Retomado depois de uma interrupção causada por morte de animal, o programa de mutirão de castração nos bairros recebeu investimentos para atingir 2.250 cães e 1.750 gatos até junho de 2016.

Campanha Educativa 
O Programa de Educação de Guarda e Posse Responsável será implementado neste semestre, voltado para o problema mais grave do setor de pets que é o abandono (e também maus tratos) aos animais domésticos.

Compartilhe no Whatsapp