da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
“Pessoas ajudando umas as outras”. Com esse lema a estudante Hingryd Cristina da Silva, de 9 aos, foi uma das vencedoras no concurso de desenhos “Como eu vejo o trânsito na minha cidade”, do Programa Clube do Bem-Te-Vi.
Por meio das Secretarias de Transportes e Educação, em parceria com o Detran/SP e CPTRAN, a 5ª edição do programa, iniciada em 13 de julho, terminou na tarde desta segunda-feira (27), na Escola de Governo e Gestão.
A ação educativa semeou regras básicas de segurança no trânsito para 4 mil alunos de 12 escolas municipais, do 2º ao 5º ano. Essas crianças vivenciaram de forma lúdica a vida no trânsito.
“O programa faz parte de um dos trabalhos de educação no trânsito que realizamos. É essencial, pois ascrianças multiplicam o que aprendem. Sem dúvida, realizaremos em breve a 6ª edição”, afirmou o secretário de Transportes, Wilson Folgozi.
De acordo com o major Arnaldo Luis Pazzeti, representando o Detran/SP e CPTRAN, mais de 1,4 milhão de crianças participaram do programa em 25 anos do Bem-Te-Vi.
“Temos um número alto de 43 mil mortes no trânsito por ano no Brasil. Temos o compromisso, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir esse número em 50% até 2020”, explica Pazzetti.
Educação
As palestras foram apresentadas nas escolas de forma lúdica, com brincadeiras de 50 minutos, ministradas pelos cabos Diego Dayagoro, Mauro José e João Carlos. Todos os participantes receberam uma carteirinha de pedestre, um gibi e um talão de multas para brincarem.
Juan Souza Pereira, de 9 anos, retratou carros parando na faixa para os pedestres passarem. “Aprendemos o respeito no trânsito nas palestras”, conta.
Representando a Secretaria de Educação, Diva Pavan, agradeceu e elogiou o trabalho das escolas. “Todas as professoras e diretoras acolheram o projeto e desenvolveram muito bem a importância da segurança no trânsito com os alunos”, ressalta.
Também esteve presente na cerimônia a superintendente do Detran, Lucelene Modesto.
No total, 48 crianças foram premiadas com medalhas e kits educativos das 12 escolas municipais.