da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta quinta-feira (25) o novo projeto para o atendimento dos moradores em situação de rua na cidade. Com isso, o SOS vai encerrar as atividades no prédio do Anhangabaú. A entidade, porém, fará um novo convênio com a Prefeitura e vai assumir o espaço que está sendo construído no Complexo Fepasa e que funcionará apenas como casa de passagem.
“O local é estratégico, ao lado da sede da Guarda Municipal, e foi definido junto com o SOS. Não vamos mudar apenas o local, mas todo o conceito da política de assistência social. É outra lógica de trabalho”, destacou o prefeito. Ele lembrou que hoje o SOS funciona como todas as modalidades de atendimento, não apenas a casa de passagem. “Algumas pessoas moram lá há anos.”
Todas as pessoas que são atendidas atualmente pelo SOS foram cadastradas e serão encaminhadas para os serviços apropriados. “Também teremos convênio com entidades que funcionam como casa abrigo, para onde algumas pessoas serão encaminhadas. Estamos colocando em prática o Plano Municipal de Assistência Social, aprovado no ano passado”, explicou o prefeito.
A casa de passagem está sendo feita em módulo de construção rápida e terá capacidade para atender 25 pessoas. “É o limite que exige a legislação”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore. O local vai oferecer alimentação, banho e pernoite. A previsão é que, na próxima semana, o espaço e o novo convênio já estejam funcionando na Fepasa.