da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Depois de duas prorrogações, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe terminou na última sexta-feira (12). Entretanto, a Secretaria de Saúde recebeu um lote extra de 20 mil doses e a vacina continua disponível em toda a rede pública de saúde, inclusive para pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças até 5 anos e puérperas – mulheres até 45 dias após o parto), mas que queiram se imunizar contra a influenza.
Em Jundiaí, até a quarta-feira (10), 74% da população-alvo (idosos, gestantes, crianças até 5 anos e puérperas) foram vacinados. Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, das 76.623 pessoas estimadas nesses grupos, 56.958 tomaram a vacina.
O grupo com menor cobertura foi o de gestantes (57%), com 2.342 doses aplicadas. Entre as crianças até 5 anos incompletos, a cobertura está em 67% (14.467 doses aplicadas). O grupo de idosos chegou a 78% da cobertura, com 39.367 pessoas imunizadas. As puérperas atingiram 100% de cobertura.
“O objetivo da vacinação é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia”, reforça a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, destacando a importância da vacinação.