da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Já está em testes no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) o contêiner para tratamento de resíduos da alemã GFA. Os primeiros resultados dos testes serão conhecidos em duas semanas. Em princípio, esta sendo tratada uma fração mista.
O equipamento será testado por um período de seis meses, com todo o respaldo da empresa responsável pela tecnologia, dentro do projeto I-NoPa, parceria entre Jundiaí e Alemanha.
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, que acompanha de perto esses processos, destacou que também está em teste a Leira, outro equipamento da Alemanha, este da empresa UTV, usado para compostagem de resíduos.
“São dois processos diferentes, que podem tratar as mesmas frações. Cada um é eficiente à sua maneira. Estamos felizes em poder realizar esses testes e ao mesmo tempo aprender ainda mais sobre o tratamento dos resíduos.”
Ele comenta que, após os testes e comprovada a qualidade do produtos, a ideia é incentivar o uso desse material por agricultores da cidade.