Prefeitura chama a atenção para violência contra idoso

16/6/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Esta segunda-feira (15) é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria do Idoso, realiza durante toda a semana uma ação especial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre o assunto.

Até sexta-feira (19), representantes da coordenadoria vão visitar e conversar com as turmas dos cursos de idiomas e de informática do Complexo Argos, principalmente aquelas com maior número de idosos. “Nossa proposta é conversar com os alunos sobre a violência contra idosos e entregar o folheto de divulgação dos canais de ajuda”, explica a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori.

A ação conta com parceria da Secretaria de Educação, da Guarda Municipal, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).

O Dia Mundial de Conscientização foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção de Violência Contra a Pessoa Idosa, com objetivo de combater esse tipo de violência no mundo todo.

Segundo Cláudia, estima-se que 12% da população mundial sofra algum tipo de violência, mas a notificação é muito baixa. Em Jundiaí, são 55 mil idosos e em 2014 foram registradas apenas 25 notificações. De acordo com dados da ONU, calcula-se que até 6% dos idosos tenham sofrido ou ainda sofram algum tipo de maus-tratos em sua própria casa. “Nossa proposta é conversar sobre este assunto e entregar o folheto que divulga os canais para se pedir ajuda e denunciar.”

Em caso de suspeita ou violência contra a pessoa idosa, a denúncia pode ser feita pelo disque 100 de qualquer telefone. Em Jundiaí, outros órgãos que podem prestar ajuda são a Promotoria do Idoso (4521-4761) e o Comdipi (4497-0008), além das unidades básicas de saúde nos bairros e dos centros de referência de assistência social (CRAS).

Compartilhe no Whatsapp