Alemães se encantam com a Serra do Japi

12/6/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma rápida trilha na Serra do Japi, na manhã desta quinta-feira (11), foi suficiente para encantar os visitantes da Alemanha, que visitaram o local ao lado do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. Eles estão na cidade para testes de tecnologias no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e também participaram do 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, encerrado nesta quarta (10).

“É muito bom ver que Jundiaí preserva sua reserva biológica e mostra isso às crianças, com o trabalho de educação ambiental. Elas são o futuro e precisam entender que isso precisa ser protegido”, comentou o proprietário da empresa alemã UTV, Franz Vogel.

O engenheiro sanitarista, prefeito de Deutsch Evern, na Alemanha, e diretor da autarquia GFA, Hubert Ringe elogiou a beleza da Serra. “Adorei o passeio. A paisagem me lembrou a natureza do Rio Negro, que conheci em 2009. É muito bom saber que a natureza aqui é protegida e que a Prefeitura está preocupada com essa questão.”

Também acompanharam o passeio o representante da empresa UTV no Brasil, Marco Aurélio Salvaro Souza, e o representante da GFA, Jörn Isemberg.

Aguinaldo Leite destacou que a ideia de apresentar a Serra veio do fato de mostrar que, além da preocupação na gestão dos resíduos sólidos, a cidade também cuida da reserva. “Cuidar da Serra é cuidar do meio ambiente. E a questão do tratamento adequado para os resíduos faz parte disso.”

O diretor de meio ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Junior, explicou aos visitantes as atividades do programa Nossa Serra e toda a estrutura da reserva, que tem de território cerca de 350 m².

“A mata atlântica é reconhecida internacionalmente como uma das áreas mais relevantes em termo de biodiversidade. E a Alemanha tem grande preocupação com essa questão, inclusive tem histórico de ações de preservação. Por isso, para nós, é uma honra poder apresentar a Serra a esse público.”

Durante a conversa com os visitantes, ele explicou que uma nova espécie de rã e uma aranha conhecida como ‘aranha zumbi’.

Os visitantes também conheceram a base ecológica da Serra.

Compartilhe no Whatsapp