da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O prefeito Pedro Bigardi recebeu, nesta segunda-feira (8), acompanhado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o prefeito de Deustsch Evern, da Alemanha, Hubert Ringe, e o sócio proprietário da UTV AG, Franz Vogel. Os alemães estão na cidade para o 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”, que será realizado nesta terça (9) e quarta-feira (10), na sede de campo do Clube Jundiaiense.
O evento já conta com mais de 600 inscritos, entre eles representantes de mais de 200 prefeituras. A organização é da Prefeitura de Jundiaí e Universidade de Braunschweig, da Alemanha. Toda a programação, sujeita a alterações, pode ser consultada no site do evento.
Hubert agradeceu a oportunidade da cooperação técnica. “Fomos ao Geresol e ficamos impressionados com as iniciativas que já existem em Jundiaí de valorização dos resíduos”, comentou. “Estamos muito animados e esperançosos com essa parceria. É um projeto inovador, que mostra que a gente pode avançar muito nessa área, que temos alternativas”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.
Congresso
No primeiro dia, as discussões serão sobre políticas públicas e panorama de mercado. O segundo dia de congresso será dividido em dois blocos, com palestras sobre o panorama tecnológico e panorama institucional.
Os debates do congresso vão abranger desde as tecnologias na forma de fermentação, compostagem, reciclagem e recuperação energética até o fornecimento de informações, a assessoria na introdução de uma gestão sustentável de resíduos e, ainda, a engenharia e conteúdo científico, bem como os aspectos relevantes para implementação dos projetos, tais como o financiamento, o licenciamento ambiental, o monitoramento, entre outros aspectos do mercado.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, além de ouvir experiências de grandes profissionais do setor, os visitantes poderão conhecer e tirar dúvidas sobre tecnologias de ponta relacionadas à gestão de resíduos sólidos de países como Itália, Alemanha, Bélgica e Noruega. “Os expositores estarão aqui não apenas no conceito de feira, mas também para mostrar aos visitantes novas rotas tecnológicas. Além disso, eles vão esclarecer como encontrar soluções para problemas e novos desafios.”
Aguinaldo Leite, que será um dos palestrantes, conta que mostrará os avanços em Jundiaí, principalmente com relação à triagem e tratamento da fração orgânica, projeto I-Nopa e parceria com a Alemanha. Na ocasião, o secretário lançará o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, realizado em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.
O evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis (SC), Cooperação Alemã, PUC Rio de Janeiro, Creed Brasil e Terra Melhor.
Serviço
Haverá praça de alimentação no local e estacionamento gratuito. O Clube de Campo do Clube Jundiaiense fica na rodovia Vereador Geraldo Dias, km 70,4, Parque Centenário. A programação completa e ospalestrantes podem ser consultada em no site do Congresso.