da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Dando continuidade às visitas do programa Prefeitura em Ação na região sul da cidade, o prefeito Pedro Bigardi visitou na tarde desta quarta-feira (8) as obras de reforma e ampliação das unidades de saúde da Vila Rami e do Jardim Esplanada.
A ampliação da unidade da Vila Rami, na rua Cica, era uma reivindicação antiga, tanto da população quanto dos funcionários. Com a reforma, a UBS passará de 150 para 560 metros quadrados de área construída, com investimento de R$ 1,2 milhão. A obra teve início em maio de 2014 e está em fase de acabamento. “Com certeza esta será uma das maiores e melhores unidades da rede básica de saúde”, comentou o prefeito.
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destacou o investimento da atual gestão na atenção básica de saúde. “Desde o início desta administração já ampliamos e melhoramos 15 unidades de saúde. Isso mostra o comprometimento do prefeito Pedro Bigardi com a saúde”, disse.
A enfermeira Ruth Rocha, gerente da UBS Vila Rami, também acompanhou a visita e disse que funcionários e pacientes estão ansiosos para a entrega. “Todos os dias algum paciente nos pergunta como está a obra. Está muito além das nossas expectativas.”
Com a ampliação a unidade ganhará sala de odontologia, novos consultórios, sala de vacinação e de inalação, espaço para reuniões, estoque de medicamento e sala de prontuário, além de uma ampla e confortável recepção. A UBS Vila Rami tem atualmente 15 mil prontuários cadastrados.
Em seguida, o prefeito visitou a UBS Jardim Esplanada. As obras de ampliação estão praticamente prontas. A unidade passou de 218 para 371 metros quadrados. Ganhou uma nova e ampla recepção e sala de espera, novas salas de esterilização, odontologia, dispensa de material de limpeza, sala de reuniões de grupos, refeitório e almoxarifado.
“É uma conquista para todos aqui da região. Melhoria de qualidade tanto para os funcionários quanto para os pacientes. A unidade tem mais de 20 anos e é a primeira vez que recebe ampliação”, contou a enfermeira Fabiana Montoro Novo, gerente da unidade.
O paciente Ademir Turquetto, também integrante do Conselho Gestor da UBS Jardim Esplanada, representando os usuários, também destacou que a ampliação era uma demanda antiga. “Ficou excelente. É uma conquista.”
Acompanharam a visita a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, o chefe de gabinete, Alan Piccolo, o diretor-presidente do Iprejun, Eudis Urbano, a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, e o secretário de Relações Institucionais, Liráucio Tarini.