da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O projeto Urbanismo Caminhável, coordenado pela Prefeitura de Jundiaí, promove neste sábado (6) duas oficinas sobre “parklets”, estacionamentos de veículos na via pública transformados em uma espécie de “mini-praça” temporária, estimulando a reflexão sobre a cidade para as pessoas.
“Temos especialistas trabalhando nisso e essas oportunidades são abertas para pessoas interessadas em repensarmos os rumos urbanos. Um trabalho também ligado ao conceito de ambiente público”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.
As oficinas serão realizadas no contêiner que serve de base para o projeto, na praça Governador Pedro de Toledo (ou praça da Matriz). A primeira sai do local às 10h e se estende às 12h. Uma segunda oficina sai às 13h e termina às 15h.
De acordo com Lincoln Paiva, pioneiro em trazer o conceito para o País, oprocesso ocorre de maneira colaborativa para que as orientações possam ser tomadas de maneira conjunta, testando a reação de moradores, pedestres e comerciantes sobre a intervenção temporária.
“São pesquisas estatísticas que demonstram que uma rua com mais pedestres beneficia até os serviços que funcionam nela”, explica Paiva.
As intervenções temporárias são chamadas de prototipagem e serão em dois pontos diferentes dos trajetos escolhidos para o projeto iniciado em 15 de maio.
Encontro coletivo e arte na rua
O projeto também realiza na próxima semana uma reunião com educadores, escolas, coletivos culturais e sociais e interessados em geral. Vai ser na quinta-feira (11), às 17h30, no Solar do Barão, que abriga o Museu Histórico e Cultural.
A participação da sociedade civil, no conceito do projeto, é fundamental para a meta de transformação de olhares sobre a cidade e a igualdade do espaço público.
Ainda na quinta-feira (11), das 14h às 16h30, ocorre uma oficina na base sobre “como estudar a vida pública”, tendo como foco a própria praça da Matriz, trazendo metodologias contemporâneas sobre comportamento e dinâmicas de pessoas.
Especificamente para técnicos do setor, será realizada também nessa data a terceira caminhada de levantamentos técnicos de trajetos, a partir das 10h.
No sábado (13), é a vez de uma oficina de marcenaria com foco no mobiliário urbano, das 10h às 16h, em duas turmas, focando a construção coletiva de bancos, mesas coletivas e outras formas de mobiliário de rua.