da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Mitos e lendas da cultura popular brasileira divertiram alunos e pais da escola municipal Antonio de Pádua Giaretta, no Jardim Carlos Gomes, nesta terça-feira (26). A Emeb recebeu a Companhia Parafernália, que apresentou a peça teatral “O casamento de Rosinha.” A atividade foi desenvolvida pelo grupo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) do Estado de São Paulo, com patrocínio da empresa Mahle, e recebeu o apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria de Educação.
A quadra da escola virou a “Fazenda Esperança”, onde moram a Rosinha, a tia Carmen, o Juca e o coronel Bento Ferreira. Lá, o Saci-pererê e o Curupira fizeram várias travessuras, nas vésperas do casamento de Rosinha.
“A ideia da peça é trabalhar, de forma bem divertida, as questões folclóricas com as crianças. Além de o conteúdo ser importante, a vinda do espetáculo para a escola dá para muitos a oportunidade única de entrar em contato com o teatro. O fato também de a companhia vir para o ambiente escolar, permite com que os alunos fiquem próximos dos atores, e eles estão encantados por isso. Os pais também foram convidados. Isso ainda ajuda a fortalecer o vínculo escola, pais e crianças”, destacou a diretora da Emeb, Adriana Menezes Tonholo.
Mariana Ferreira Gandra, de 7 anos, prestou atenção em todos os detalhes. “Estou achando muito legal. Os meus amigos também.”
Cerca de 230 alunos do Giaretta assistiram à peça que será apresentada, ao todo, em quatro escolas de Ensino Fundamental.