Educação discute ‘imigração’ em edição do Papo Escola Pedagógico

27/5/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Com a exibição do documentário “Imigração” e um debate sobre o tema, a Secretaria de Educação realizou, nesta terça-feira (26), o último encontro do semestre do projeto Papo Escola Pedagógico. A atividade reuniu mais de 100 pessoas no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

Lançado em 2013, o projeto especial visa à promoção de debate com servidores da área de educação. A cada evento, temáticas que habitualmente não são discutidas são abordadas para complementar a formação dos educadores. A participação é livre.

“Para encerrar este ciclo, trouxemos esse documentário que retrata a imigração em Jundiaí, o fim da escravidão, a influência desses grupos na vida cultural da cidade e a implantação da ferrovia. Também convidamos historiadores e a responsável pela produção do filme, Tainan Franco, para um bate-papo. Essa atividade vai ajudá-los no aspecto do debate da diversidade racial e ainda serve como formação sobre as leis que incluem o ensino das culturas e da história africana e indígena nas escolas”, frisou o secretário de Educação, José Renato Polli.

Além de Tainan e do secretário de Educação, que também é filosofo, historiador, pedagogo e doutor em educação, estavam entre os convidados: Jean Camoleze, graduado em História, professor universitário, mestrando em Ciências da Informação e diretor de Cultura da Secretaria de Cultura; Alexandre Oliveira, graduado em História, mestre em Artes Visuais, professor universitário e da rede municipal de Educação; e Leonardo dos Reis Gandia, bacharel e licenciado em História, mestrando em História e professor de diversos colégios privados de Jundiaí.

“Fechamos mais uma etapa desse projeto com boa participação e interesse dos educadores. Já estamos pensando no segundo semestre”, finalizou Polli.

O Papo Escola Pedagógico nasceu dentro do Grupo de Estudos em Formação Permanente da Estrutura de Gestão da Secretaria de Educação.

Compartilhe no Whatsapp