da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí
Produtores de uva e técnicos representantes das cidades de Jundiaí, Indaiatuba, Louveira e Itupeva estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (13) no Paço Municipal, em um encontro organizado pelo Instituto de Economia Agrícola da Secretaria Estadual da Agricultura e com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e abastecimento. O objetivo foi discutir a criação de um novo formato de seguro agrícola para a uva.
De acordo com a diretora de Agronegócio da Secretaria Municipal de Agricultura, Isabel Harder, essa foi a terceira reunião para discutir a possibilidade de o governo do estado bancar uma subvenção maior do seguro para a uva, o que hoje é dividido com o governo federal. “A preocupação deles é no sentido de que o governo federal tem um procedimento diferente para o repasse de sua parte e as seguradoras querem uma forma mais ágil de pagamento”, explica Isabel.
A representante do Instituto de Economia Agrícola, Adriana Verdi, veio a Jundiaí para Jundiaí para acompanhar a reunião, realizada no Paço Municipal. “A ideia de trazer a reunião para Jundiaí se deve ao fato de ser uma das maiores regiões do Estado ligadas à viticultura”, explicou. Para o diretor de Turismo da Prefeitura, Renê Tomaseto, o tema está sendo amadurecido durante as discussões e quanto mais as cidades de unirem em torno dessa questão, melhores serão os resultados. “Estou de acordo com a proposta da Adriana, de formar uma comissão para levar as nossas demandas à secretária de Agricultura do Estado, Monika Bermaschi”, comentou.