da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Saúde alerta a população, especialmente as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes e puérperas), para a vacinação contra a gripe. A campanha, que começou dia 4 e termina nesta sexta-feira (22), teve até agora uma baixa participação popular – assim como em todo o País.
A vacina está disponível em todas as 37 unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também no posto montado no Centro, na rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, também de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30.
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, alerta para a importância da vacinação e chama a população para aderir à campanha. “Nossa meta é vacinar 80% do público-alvo. Com isso, podemos reduzir em 45% as internações e em até 75% os óbitos causados pelas complicações decorrentes da gripe. Daí a importância da mobilização”, diz.
Dados
Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, até a quarta-feira (13) a cobertura atingiu 37,4% da população-alvo, estimada em 76.593 pessoas. O grupo com menor adesão é o de gestantes, com cobertura de 26,3%. Entre os idosos, o índice é mais alto, em torno de 40%. A meta da Secretaria de Saúde é atingir80% de cada grupo.
“O objetivo da vacinação é prevenir as complicações que podem ocorrer numa infecção por influenza, como a pneumonia. Elas costumam ocorrer com mais frequência em crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Por isso todas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação”, destaca a enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica.