da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com o auditório repleto de servidores, o prefeito Pedro Bigardi assinou, nesta terça-feira (12), as leis votadas e aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal na terça-feira (5), que trazem reajustes a servidores de diversas categorias.
Entre os beneficiados estão engenheiros, arquitetos, agentes de desenvolvimento infantil (ADIs), assistentes sociais, procuradores jurídicos, operadores de máquinas e motoristas de veículos leves e pesados. “Muitas distorções e injustiças foram corrigidas. Assim como em 2013 e 2014, realizamos importantes reajustes neste ano, dialogando e construindo com os servidores”, disse o chefe do Executivo.
O prefeito frisou ainda que todas as alterações foram feitas respeitando questões orçamentárias. Além disso, explicou que outras categorias, como o setor de zoonoses, serão beneficiadas. “Nossa proposta é a de diálogo com o Sindicato e servidores e é isso que vem ocorrendo para que as melhorias sejam conquistadas.”
Ele destacou ainda o empenho dos vereadores do município, que votaram favoravelmente às propostas.“Sempre que um projeto se refere ao funcionalismo público, a Câmara responde positivamente. Por isso, só temos a agradecer ao Poder Legislativo.”
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí, Aparecido Luciani, esteve no ato e falou sobre os reajustes. “É um grande avanço. São categorias que há anos sofriam com injustiças”, comentou, ressaltando o bom relacionamento com as secretarias da administração. “As categorias estão sendo bem recebidas pela Secretaria de Gestão de Pessoas e estamos muito contentes com as respostas.”
Categorias
Representantes de cada categoria beneficiada foram chamados para acompanhar a assinatura das leis ao lado do prefeito Pedro Bigardi. Todos agradeceram as mudanças positivas realizadas pela atual administração.
“Estamos muito felizes. Trabalhamos para defender o direito do próximo e agora tivemos os nossos direitos atendidos”, comentou o assistente social, Maurício Moreira Junior.
Assim como ele, o engenheiro Renato Carbol Covesi destacou a relevância da conquista. “Esperamos por isso há muitos anos. O salário da categoria estava defasado se comparado ao mercado no geral. Agradecemos muito ao prefeito e secretários.”
Benefícios
A partir de janeiro de 2016, engenheiros e arquitetos terão um reajuste de 40% no salário base. Os procuradores também receberão, retroativo a fevereiro de 2015, reajuste de 40%.
No caso das Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), o reajuste será de 7% a partir de 1º de maio de 2016 e mais 7% a partir de 1º de maio de 2017.
Assistentes sociais receberão o reajuste de acordo com o tempo de trabalho de cada servidor. O valor do aumento será calculado de acordo com o enquadramento de cada funcionária na tabela que classifica o salário da categoria.
Os motoristas (veículos leves e pesados) e operadores de máquina, contam, a partir de 1º de maio deste ano, com um aumento de 15,76% no vencimento base. Este percentual incide, inclusive, em adicionais de tempo de serviço, sexta parte e progressão – refletindo em ganho salarial.