da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
“Maio Amarelo: Atenção para a vida”: esse é o tema da nova campanha iniciada pela Secretaria de Transportes com o objetivo de conscientizar a população. A divisão de Educação no Trânsito vai realizar diversas ações para chamar atenção ao alto índice de acidentes no trânsito. Nesta terça-feira (5), uma capacitação foi realizada para professores da rede municipal na Unip.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2009 foram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.
Para a coordenadora de Educação no Trânsito da Secretaria de Transportes, Juliana Maia, essa é uma das pesquisas em que a campanha se baseia. “Realizaremos ações em toda a cidade, atingindo diferentes faixas etárias, buscando maior segurança no trânsito e preservar vidas“, explica.
No evento, os professores receberam laços amarelos e foram capacitados sobre como levar o assunto de prevenção para a sala de aula. Com apoio da equipe de teatro, representantes da Educação de Trânsito seguiram para a EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, para orientar pais, alunos e motoristas escolares.
A coordenadora pedagógica da escola Maristela Cristina Martins destaca a importância da campanha. “Nós sempre trabalhamos questões de trânsito com os alunos, por meio de debates, mostrando vídeos e textos informativos”, afirmou.
O aluno Pedro Henrique, de 11 anos, mostrou estar consciente em relação ao tema. “Os motoristas não podem parar na faixa de pedestre e das vans escolares, além de ter que respeitar o limite de velocidade.”
Programação
Serão realizadas diversas ações durante todo o mês de maio. Além das escola, ocorrerão blitze educativas com o apoio da Polícia Militar, operação travessia segura na faixa de pedestre, palestras em empresas, entre outras.
Já estão confirmadas, na sexta-feira (8), a ação do Farolito no Complexo Argos, às 9h, e no Paço Municipal, às 14h. O mascote distribuirá laço amarelo para os funcionários. No sábado (9), a ação será na rua São Bento, próximo ao mosteiro, no Centro, com ação de travessia segura com a população, das 10h às 12h.