da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí está realizando mais uma ação de combate à dengue na cidade. Serão distribuídos em todas as casas, a partir desta quarta-feira (6), folhetos informativos com as principais dicas de prevenção para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A meta é atingir cerca de 100 mil imóveis.
A campanha é uma iniciativa das secretarias de Comunicação Social e de Saúde. “A informação é uma arma importante na luta contra a dengue. Com essa ação, a Prefeitura reforça junto à população jundiaiense os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito da dengue”, ressalta o secretário de Comunicação Social, André Barros.
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, destaca que essa ação e parceria entre as secretarias são frutos do compromisso do prefeito Pedro Bigardi com as ações preventivas e de promoção da saúde na cidade.
Ações
Este ano, a Prefeitura já realizou dois grandes eventos para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito da dengue. A primeira, em fevereiro, em parceria com o 12º GAC, visitou mais de 9 mil imóveis em toda a cidade. A segunda, no início de abril, contou com a participação dos agentes de zoonoses e os agentes comunitários de saúde, além de apoio de diversas secretarias do poder público municipal, e visitou cerca de 6 mil imóveis.
Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, mantém umprograma permanente de combate e prevenção da doença. Durante todo o ano, os agentes de zoonoses realizam ações voltadas para a prevenção, desde atividades educativas, com palestras em empresas e escolas, até o trabalho de visitas a pontos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, cemitérios e outros) eimóveis especiais (parques, escolas, shoppings, igrejas e outros).
Vale destacar que as pessoas com sintomas da dengue (principalmente febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
Principais sintomas da dengue: