da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O programa Procon nos Bairros teve início em janeiro de 2015, quando uma unidade móvel da instituição levou todos os serviços da sede central à Vila Hortolândia, descentralizando e facilitando o acesso dos munícipes. Em pouco mais de três meses, o veículo já rodou por 15 bairros, passando por quase todas as regiões da cidade. Nesta semana, o atendimento é realizado no Medeiros, na quarta (29) e quinta-feira (30), no cruzamento entre as avenidas Francisco Nobre e Juvenal Arantes.
O coordenador do Procon em Jundiaí, Adilton Garcia, explica que a ação é feita em dois ou três dias da semana em cada bairro. Estima-se que quase mil pessoas tenham sido atendidas pelo programa até o momento. “A resolutividade é alta também na unidade móvel, assim como em nossa sede fixa”, atenta Adilton.
Segundo ele, os bairros que registraram maior número de atendimento foram Vila Hortolândia e Eloy Chaves. Outra curiosidade é que durante o tempo em que o veículo esteve no bairro Ivoturucaia, a demanda de moradores de Várzea Paulista foi maior que a de Jundiaí.
“Na maior parte das vezes, a unidade móvel resolve dúvidas das pessoas, principalmente sobre a documentação necessária para registrar uma reclamação junto a uma empresa”, revela o coordenador.
Ele ainda explica que ao registrar a queixa, gera-se três vias do documento. A primeira fica com o consumidor, a segunda endossa o processo e a terceira é encaminhada pelo Procon à empresa citada. Após esse passo, abrem-se dez dias para a resposta da empresa.
“No caso de um retorno negativo, o Procon ainda agenda uma audiência de conciliação entre as partes”, abre Adilton. Todos os dias, ele soma, são 16 audiências realizadas nas dependências da instituição.
Ainda nesta semana, a programação do Procon nos Bairros deverá ser divulgada via site da Prefeitura de Jundiaí.