da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Diretoria de Vigilâncias em Saúde realizou quarta-feira (15) a primeira reunião ampliada com a equipe técnica das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, além do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O objetivo do encontro, que deve ser periódico, é compartilhar conhecimentos e informações entre os setores ligados à Secretaria de Saúde.
A diretora Rosa Monetti repassou aos servidores a nova estrutura das Vigilâncias em Jundiaí – reorganizada recentemente – e destacou a importância do trabalho em equipe. Com a mudança, as vigilâncias de Produtos, Serviços e Ambientes de Saúde e de Alimentos foram unificadas para funcionar como um único órgão, a Vigilância Sanitária.
Outra novidade apresentada foi a criação da Vigilância Ambiental, que começa a ser formada na cidade. As ações dessa área eram tratadas na Vigilância Sanitária, mas agora ganham maior importância com a reorganização.
“A mudança facilita uma relação mais próxima entre as equipes da Vigilância Sanitária que estavam, inclusive, em prédios separados. Com isso, também poderemos otimizar os recursos humanos”, explica a diretora de Vigilâncias em Saúde, Rosa Monetti.
A diretoria conta ainda com a Vigilância Epidemiológica, que agora inclui o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), a Zoonoses e a Saúde do Trabalhador (Visat/Cerest).
Durante a reunião, os técnicos da Diretoria de Vigilâncias que participaram do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo também puderam repassar aos colegas o aprendizado nas oficinas e palestras do evento.
“O objetivo das reuniões é compartilhar o conhecimento dos congressos, cursos e eventos. Isso faz parte da estratégia da atual gestão da Secretaria de Saúde de capacitação e atualização dos servidores nas ações das vigilâncias na lógica do SUS que queremos”, destaca Rosa.