Prefeitura em Ação visitou quase 6 mil imóveis

10/4/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O programa Prefeitura em Ação Contra a Dengue, realizado nessa quarta-feira (8), superou as expectativas. Foram visitados 5.811 domicílios, em 34 bairros diferentes. A meta inicial era visitar 4,5 mil casas. Além disso, foram recolhidas mais de 200 toneladas de entulhos de diversas áreas (terrenos vazios, ruas e outros locais).

Coordenada pelo Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, a ação contou com a participação e envolvimento de todas as secretarias da administração pública. “Esse foi o grande diferencial dessa ação em relação a outras já realizadas. Conseguimos integrar todo o poder público e a população”, destacou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. “Mas isso só foi possível graças ao empenho da Zoonoses e ao trabalho dos agentes do setor, dos agentes de saúde e dos demais profissionais envolvidos.”

Segundo o levantamento da Zoonoses, as 19 equipes, foram coletadas larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, em 22 bairros. Em 12 não foram encontrados criadouros com larvas.

O levantamento mostra ainda que o grande vilão ainda é o pratinho das plantas. Dos criadouros encontrados, 30% eram pratos, 20% latas e 15% lonas. Foram encontrados criadouros também em pias (10%), potes plásticos (10%), sacos plásticos (5%), garrafas (5%) e baldes (5%).

“O número de larvas encontrado foi pequeno em comparação a outras atividades que já realizamos. Isso demonstra o quanto a população já está envolvida e colaborando. Além disso, conseguimos visitar todas as principais ruas com potencial de transmissão”, avaliou a biomédica Ana Lúcia Castro, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue.

Ana Lúcia destacou ainda que a campanha conseguiu orientar um grande número de pessoas, inclusive com entrega de material educativo. “Nosso principal objetivo nessa ação foi mostrar aos moradores a importância de eliminar os criadouros. Com isso, conseguimos reduzir a infestação e o número de casos da doença.”

Entulho 
Além das visitas casa a casa, a ação também contou com o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos, que recolheu 200 toneladas de entulho no Jardim São Camilo, Sorocabana e Estrada da Boiada.

Além disso, as equipes realizaram roçada de mato e drenagem e tubulação de poças de água com o objetivo de minimizar possíveis criadouros do mosquito da dengue. A secretaria também ofereceu para a Saúde umaequipe com um caminhão, motorista e três ajudantes para auxiliar na limpeza da cidade.

Os centros esportivos também entraram em guerra contra o mosquito da dengue. Todos os 20 locais públicos passaram por pente fino contra a dengue. O trabalho de corte de mato, roçada e limpeza de calhas, lixo e entulho é feito periodicamente pelos funcionários operacionais. No Benedito de Lima, no Retiro, por exemplo, uma caçamba de entulhos foi retirada do local.

Compartilhe no Whatsapp