da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí realiza na próxima quarta-feira (8) o programa ‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’.O objetivo é mobilizar todas as secretarias em uma grande ação efetiva e coordenada em toda a cidade para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
Serão realizadas visitas casa a casa, com foco nos bairros onde há maior incidência de casos e notificações de moradores com sintomas da doença. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos vai se mobilizar num mutirão de limpeza nas áreas e terrenos públicos, parques e praças.
“Pedimos a colaboração de todos nessa luta. Vale destacar a importância de cada morador olhar o quintal e eliminar recipientes com água parada”, destaca o prefeito Pedro Bigardi.
Apesar de o número de casos em Jundiaí ser considerado baixo em relação a outros municípios vizinhos, é importante não descuidar. “Temos de estar alertas e essa mobilização é uma forma de chamar a atenção de todos para os cuidados e prevenção”, reforça o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.
Perfil
Este ano, o perfil epidemiológico da dengue mudou. Vários municípios do País, principalmente no Estado de São Paulo, estão com transmissão desde o início de 2015, diferentemente de outros anos – quando os casos começavam a aparecer em março e abril.
Em consequência disso, a Prefeitura de Jundiaí antecipou para fevereiro o evento “Dengue, aqui não!”, organizado em parceria com o 12º GAC para o combate da doença, tradicionalmente realizado em abril. Na ocasião, foram visitados cerca de 10 mil domicílios. As equipes orientaram a população a identificar e eliminar criadouros e focos do mosquito. Agora, para reforçar o combate à dengue, a Prefeitura realiza mais essa ação de mobilização.
Vale destacar que as pessoas com sintomas da dengue (principalmente febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde.
Algumas dicas para eliminar criadouros:
- Guarde pneus em locais secos e cobertos
- Mantenha o lixo tampado
- Guarde garrafas vazias de boca para baixo
- Tampe as caixas d’água
- Armazene adequadamente os materiais recicláveis
- Tampe os ralos
- Limpe os terrenos
- Não use pratos nos vasos de planta
Principais sintomas da dengue:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor no fundo dos olhos
- Falta de apetite
- Dores nas articulações
- Fraqueza
- Manchas pelo corpo