da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Educação iniciou a programação 2015 do “Papo Escola Pedagógico” nesta terça-feira (31). Lançado em junho de 2013, o programa especial de formação é voltado para a promoção de debate com servidores sobre a área de educação.
A primeira atividade teve como tema “Cultura, diferença e ensino”. A convidada para falar sobre o assunto foi Thais Tartalha do Nascimento Lombardi, graduada em Ciências Sociais com Licenciatura em Sociologia, Mestre em Antropologia Social e Doutora em Demografia pelo IFCH-Unicamp. Ela também teve um período de residência como “Visiting Research Student” na London School of Economics and Political Science, além de ser pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Territorial da Unesp. A palestra reuniu mais de 100 pessoas no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.
“Abordo o conceito de cultura e diversidade e como esses dois conceitos são importantes para o ensino público e para o privado. Também discutimos, neste encontro, a legislação que reconhece a diversidade e as diferentes práticas sociais”, resumiu.
O programa Papo Escola Pedagógico surgiu do Grupo de Estudos em Formação Permanente da Estrutura de Gestão da Secretaria de Educação. Todos os meses, especialistas em educação e pesquisadores participam de eventos para o debate de temáticas gerais e específicas com educadores da rede municipal.
“Neste semestre, ao todo, teremos quatro encontros, sendo uma palestra e mais quatro mesas redondas. Diferentemente do que ocorreu ano passado, quando tratamos temas mais teóricos de educação, vamos discutir questões mais específicas”, comenta o assessor especial de educação e coordenador do Grupo de Estudos, José Renato Polli.