da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
No Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, inauguraram a Casa do Conserveiro na Serra do Japi. O espaço, que serviu por muitos anos para abrigar o responsável pela manutenção e conservação das estradas e trilhas da serra, foi totalmente reformado e servirá agora como um ponto de apoio para o trabalho de preservação ambiental.
“A Serra do Japi foi o primeiro manancial de abastecimento de Jundiaí e até hoje o Córrego do Chá abastece nossa cidade. Além disso, a Casa do Conserveiro é um lugar que representa o cuidado e a conservação que devemos manter aqui”, ressalta o prefeito.
O trabalho de restauração da casa foi feito pelo grupo de monitores de trilhas da Reserva Biológica, em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O imóvel era usado desde a década de 1950 pelo conserveiro e a família desse.
Dados históricos mostram que ali trabalharam pessoas como Florisvaldo Eufrásio de Souza e Antonio Oliveira Goes. O filho deste, Aparecido Oliveira Goes (Cidinho), ainda é lembrado por muitos jundiaienses e atuou oficialmente como auxiliar de artífice entre 8 de maio de 1987 e 20 de abril de 2006, quando faleceu.
Traços históricos da casa, como o fato de nunca ter havido tomadas ou qualquer fonte de energia elétricaali, chamam a atenção de quem a visita. O fogão à lenha, as telhas e madeiramento antigos reforçam que a iniciativa de restauração foi uma grande ideia – além de uma homenagem àqueles que sempre buscaram a preservação da serra.
Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, esse também é mais um espaço de educação ambiental. “Os monitores já fazem um ótimo trabalho aqui na reserva. Este será mais um local com exposições, documentos, pesquisas e explicações para os visitantes.”
Trilha
A comemoração do Dia Mundial da Água na Serra do Japi teve início na Base Ecológica de Estudos e Pesquisas. Para chegar até a Casa do Conserveiro, o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi seguiram por um trilha de dois quilômetros pela Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi.
No trajeto, o monitor Osmar Francisco da Silva comentou detalhes da reserva. Também acompanharam o passeio o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramoleli, além dos monitores da reserva Eduardo Pontes, Flávio Moura, Marcel Lughi, Paula Vilma, Maria Morassutti e Patrícia Polli.
O prefeito Pedro Bigardi e a secretária Daniela da Camara Sutti também plantaram mudas de árvores ao redor da Casa do Conserveiro.
Visitação
Para realizar passeios monitorados na Reserva Biológica Municipal (Rebio), basta consultar o calendáriodisponível no portal do Projeto Nossa Serra. Para outras opções privadas, consulte também o novo Portal de Turismo de Jundiaí.