da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Mais de uma centena de permissionários das feiras livres e dos varejões diurnos e noturnos de Jundiaí participaram nesta segunda-feira (16) de um seminário de capacitação sobre a qualidade dos alimentos “in natura” ou prontos para consumo, que são comercializados nessa grande rede de abastecimento nos bairros.
“Temos uma preocupação permanente com a qualidade de nosso sistema, tanto pela garantia aos moradores que utilizam as feiras e varejões quanto também pelo retorno aos próprios feirantes”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.
Realizado no auditório local do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp), o evento contou com muitos integrantes do sistema, que chega atualmente a 65 pontos espalhados pelo município.
Para Wellington Oníssolo, que trabalha com o pai Miguel na venda de frango, a iniciativa estimula os participantes mais antigos a buscarem modernizar as tradições. “Estamos há 23 anos no ramo e os jovens trazem esse ponto de vista da saúde, mas existem hábitos consolidados e esse esforço estimula todos a atualizarem o sistema”, comentou.
O casal Hélio e Rosângela Torres, que trabalha com pratos como sushi, afirma que a elevação do conceito de feiras e varejões, que vem ocorrendo em tempos recentes, precisa dessa atualização constante. “As palestras sempre são essenciais. Quero que estejamos cada vez mais juntos também com a cultura”, afirma ela.
Além da capacitação, o monitoramento também faz parte do trabalho de qualidade do sistema de feiras e varejões.