Braille participa do trote solidário da FMJ

13/3/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O departamento de promoção social da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) promoveu nesta quinta-feira (12) uma palestra com o psicólogo Gilson Modesto, do Instituto Luiz Braille, sobre as barreiras da escuridão. Na sequência, os alunos participaram de uma vivência com assistidos do Instituto. Foi uma gincana com cinco atividades: futebol com guizo, teste olfativo, teste degustativo, teste do tato e prova da bicicleta dupla.

Os alunos foram vendados e divididos em equipes. Cada atividade durou cerca de 15 minutos. No futebol, os estudantes vendados deveriam chutar a bola com guizo no gol. No teste olfativo, os participantes adivinhavam, por meio do cheiro, o produto apresentado. Testando o paladar, os alunos tiveram que adivinhar os alimentos apresentados.

Outra atividade proposta exigia que o calouro comesse uma colher com leite condensado, guiado pelo colega. Detalhe: para encontrar a boca do integrante era fundamental ir tateando o rosto. Por último, a bicicleta dupla exigia confiança. Lembrando que em todos as atividades os alunos estavam vendados.

Para Bruna Alladio, aluna do 2 º ano, essa foi uma forma de humanizar e integrar o calouro, sem violência e com consciência. Já Gilson Modesto, do Braille, destacou o tratamento que deve ser dado aos cegos quando eles forem médicos. “É importante descrever os procedimentos médicos que serão realizados com aquele deficiente. Somos normais, temos apenas uma limitação visual.”

O Trote Solidário continua no dia 18 de março, quando 30 estudantes farão a doação de sangue naColsan. No dia 24, será realizado o cadastramento para doadores de medula óssea na FMJ para o Hemocentro da Unicamp. E no dia 27 ocorre o encerramento das atividades e premiação da equipe vencedora.

Compartilhe no Whatsapp