da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Com cerca de 450 participantes, a pista de atletismo do Ginásio Municipal de Esportes Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, ficou com clima olímpico neste sábado (28) ao receber o 1º Torneio Adulto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), que reuniu participantes até com índice para os Jogos Panamericanos e para o Campeonato Mundial de Atletismo, mirando também os Jogos Olímpicos, no próximo ano, disputados no Brasil.
“Não vamos ocupar a pista, mas esperamos esporadicamente fazer mais eventos em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. Essa pista é muito boa e adaptamos a área de aquecimento exigida nas regras mais recentes de uma forma satisfatória no gramado”, afirmou o superintendente da FPA, José Arthur Fernandes Barros, destacando o cuidado com esse equipamento na cidade.
De acordo com o coordenador de atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer, Robson Mian, os participantes de Jundiaí somaram uma dezena entre os 450 participantes, vinculados a 30 equipes brasileiras. “A gente sofre com a falta de novos patrocinadores. Basta conseguir uma boa marca e surgem propostas. Mas estamos reforçando a base com os Jogos Abertos e Regionais”, explicou.
A vantagem de eventos desse tipo está na visibilidade e na oportunidade de contato dos moradores da cidade com circuitos mais profissionalizados, onde um único salto em distância pode ultrapassar oito metros ou um salto em altura pode levar o corpo até a altura de uma rede de vôlei.
Para José Arthur, da FPA, o alto rendimento é um campo de ação, mas precisa ser complementado pelo outro, da formação escolar e na base. “Temos programas nessa linha também e a inscrição é gratuita”, diz.