da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O evento chamado 1º Debate Ampliado da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região (AAPJR), nesta terça-feira (24), vai contar com a participação da titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, e ainda com o especialista Paulo Sérgio Pelegrino.
O debate será realizado a partir das 14h, na sede da própria associação, na rua 15 de Novembro, 1336, Centro. A entrada é gratuita e a organização é da Diretoria de Políticas Sociais.
Promovido pela própria associação, o debate tem como foco as políticas sociais no contexto da pessoa idosa. “Vamos abordar a interlocução entre o poder público e a sociedade civil na busca de soluções compartilhadas para os assuntos ligados a esse público”, afirma Cláudia, terapeuta ocupacional especializada em geriatria, lembrando que Jundiaí tem atualmente uma população de 52 mil moradores acima dos 60 anos de idade.
O outro palestrante, Paulo Sérgio Pelegrino, é médico especializado e atua no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” (IPGG) e vai tratar do envelhecimento na perspectiva das múltiplas dimensões da cidadania (biológica, psicológica, cultural e social).
Entre os pontos a serem abordados sobre iniciativas municipais estão também ações como a formação da rede institucional sobre a violência contra idosos, o debate sobre programas de apoio aos cuidadores e as políticas de saúde, de cultura, de assistência social, de educação e de valorização da memória social, além dos desafios existentes em questões de habitação, trabalho, acessibilidade e outras.