da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A avenida Prefeito Luiz Latorre está sendo preparada para os desfiles das escolas de samba, promovidos pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura. Com o tema “Jundiaí 360, um giro pela nossa história”, o evento está marcado para sábado (14) e domingo (15), a partir das 19h30, no mesmo local do ano passado.
A montagem das arquibancadas está sendo finalizada para receber a cobertura de proteção de chuva. Asonorização está sendo instalada e os postes de iluminação colocados – são 36 ao longo da avenida a fim de garantir o brilho das alegorias das escolas de samba e a segurança do público. Serão 300 m de passarela para a passagem das escolas, que será pintada de branco, mais 100 m para concentração e outros 100 m para dispersão.
O investimento visa oferecer conforto e segurança ao público que for assistir aos desfiles a e valorizar o trabalho das escolas de samba. No ano passado, aproximadamente 37 mil pessoas prestigiaram o Carnaval na avenida Prefeito Luiz Latorre. “A expectativa é a de reunirmos um púbico ainda maior que o do ano passado, por isso vamos ter uma infraestrutura maior também. Nossa meta é fazer um Carnaval impecável, que corresponda ao aumento de qualidade apresentado todos os anos pelas escolas. Queremos uma festa da família, do povo, onde a alegria seja o principal samba-enredo”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, esteve na avenida acompanhando o trabalho da montagem da estrutura nesta terça-feira (10). “Ampliamos a estrutura no intuito de oferecer melhores condições ao público, para que possa assistir aos desfiles com a família com conforto e segurança, e às escolas de samba para que possam apresentar um belo espetáculo nesta que é a maior festa popular do Brasil.”
Neste ano, haverá arquibancadas dos dois lados da avenida. A capacidade foi ampliada, totalizando sete mil lugares – dois mil a mais que no ano passado. A acessibilidade também estará presente com espaço adaptado para pessoas com deficiência. A estrutura também compreende 80 banheiros químicosespalhados pela avenida, sendo 10 deles com total acessibilidade.
Atrás das arquibancadas ficarão os estandes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon e ambulatório médico. As barracas de alimentação serão concentradas no mesmo espaço de 2014 e a venda de bebidas alcóolicas será fiscalizada pela equipe da Vara da Infância e da Juventude, que contará com o apoio de 20 orientadores de público.
A segurança do evento será feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Serão 70 policiais militares e 70 guardas municipais por noite fazendo o patrulhamento no local. O número de orientadores de público também será maior este ano, passando de 120 para 150 por noite. Ao todo, pelo menos 700 pessoas, entre servidores e prestadores de serviços, trabalharão nos desfiles.
Transporte
Nos dois dias de desfile, a Secretaria de Transporte vai operar um esquema especial de ônibus. Haverá linhas especiais de ônibus partindo dos terminais Central, Hortolândia e Vila Arens, a partir das 18h, para a avenida Prefeito Luiz Latorre.
Ao final das apresentações, 20 ônibus sairão da avenida Prefeito Luiz Latorre (próximo à Faculdade Anhanguera) sentido bairros com itinerários criados de acordo com a necessidade.
No domingo (15), estará em vigor a Tarifa Social e os usuários de transporte público da cidade poderão assistir ao desfile das escolas de samba pagando apenas R$ 1.
O local também conta com estacionamento gratuito ao público.
Interdição
Em função dos desfiles de Carnaval, o trecho da avenida Prefeito Luiz Latorre (sentido bairro-Centro), compreendido entre a rotatória próxima à Felivel até a rua Aurora Germano de Lemos, e o viaduto de ligação sobre a via Anhanguera ao bairro do Retiro serão interditados para o trânsito de veículos das 14h do sábado (14) às 6h da segunda-feira (16).