da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
As equipes da Secretaria de Saúde estão em campo nesta semana que antecede o Carnaval para orientar os clubes que realizarão bailes na cidade. O objetivo é conscientizar sobre as leis antiálcool e antifumo, além do respeito às boas práticas dos serviços de alimentação.
O trabalho será realizado pela Vigilância Sanitária de Alimentos (Visa). “Esse é um serviço educativo que realizamos todos os anos, desde 2013. A intenção é conscientizar as pessoas e facilitar a fiscalização”, explica a gerente da Visa, Leila Serpa.
A lei antiálcool proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e os estabelecimentos devem cuidar para que as bebidas não sejam consumidas por menores.
Leila destaca que serão fiscalizadas a venda, a oferta e o fornecimento de bebidas, assim como a afixação dos avisos de proibição. As punições para quem desrespeitar a lei vão desde multa até interdição do estabelecimento.
Já a lei antifumo proíbe o uso de cigarro em qualquer lugar fechado, mesmo que parcialmente. A multa mínima para o estabelecimento que descumprir a lei é de R$ 2 mil.
Durante o Carnaval, a Visa estará nas ruas fiscalizando a venda de produtos (bebidas e comida) nos desfiles e outros eventos.