da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, atenderam representantes de 16 municípios das regiões de Jundiaí, Campinas e da Grande São Paulo, neste domingo (1), no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) – casa da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos. As reuniões técnicas tiveram como foco os projetos ligados à habitação, saneamento e mobilidade urbana.
De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a iniciativa do novo ministro é muito importante. “Destacamos temas ligados ao Governo Federal, como a segunda fase dos corredores para trânsito rápido de ônibus (BRT) e a ampliação da presença do município na terceira fase do Minha Casa Minha Vida, especialmente na habitação popular”, lembrou.
“As festas tradicionais são um momento importante dos municípios brasileiros e aproveitar isso para um contato direto sobre as demandas da região é uma forma de orientar prioridades nos próximos quatro anos”, comentou Gilberto Kassab.
No gabinete da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, no Fundo Social de Solidariedade (que fica dentro do Parque da Uva), o ministro e o prefeito Pedro Bigardi receberam os projetos das cidades de Amparo, Caieiras, Francisco Morato, Jarinu, Louveira, Mairiporã, Morungaba, Paulínia, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista, Itatiba, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Jundiaí. As reuniões técnicas também foram acompanhadas pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra.
Apoio
Para o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, a iniciativa conjunta do ministro e do prefeito jundiaiense ajudou muito. “Temos projetos importantes para encaminhar nas áreas de habitação popular e água. Essa reunião adiantou etapas”, afirmou.
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, destacou projetos a serem encaminhados juntamente com Jundiaí na área de mobilidade. “Vamos melhorar a ligação entre as cidades, além de ampliarmos as conquistas de saneamento depois que passamos de 3% para 97% no tratamento de esgotos, permitindo ampliar o fornecimento de água. Mas precisamos de apoio na pavimentação urbana, por exemplo. Essa iniciativa foi muito positiva”, disse.
Sobre recursos, o ministro Gilberto Kassab destacou que os projetos do Ministério das Cidades são, na maioria, de longo prazo e, desta forma, sofrem menos as oscilações da economia.
Visita
Após as reuniões técnicas, o ministro visitou pavilhões da Festa da Uva ao lado do prefeito Pedro Bigardi e dos secretários Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Cristiano Lopes (Esportes e Lazer) e Wilson Folgosi (Transportes). Eles foram recebidos pela Corte da Uva, liderada pela rainha Grace Guerini e princesas Stephany Corsino e Letícia Branco, além das vinhateiras Aline Spasiani, Nayara Vieira e Kate Guerini.