da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou uma operação durante o fim de semana para coibir abusos e orientar visitantes na Serra do Japi, em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal.
De acordo com o assessor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, José Cássio Catossi, a ideia principal da ação foi conscientizar os visitantes. “Por conta do calor, muita gente procura a Serra para se refrescar nas cachoeiras. Estamos avisando que esses espaços não estão abertos para visita e que existem passeios monitorados organizados pela Prefeitura para esse tipo de atividade.”
Segundo ele, algumas pessoas que realizam as visitas na Serra deixam para trás muito lixo. “Além disso, há o risco de bitucas de cigarro serem jogadas no mato. E isso gera incêndios, que destroem nossa Serra.”
Além disso, há o perigo de esses visitantes se envolverem em acidentes com animais peçonhentos. “Não podemos proibir a entrada de ninguém na Serra, mas informamos que a visita sem monitores capacitados não é segura.”
No sábado (17), 6 veículos foram guinchados e mais de 30 multas foram registradas. O balanço de domingo será divulgado na segunda-feira (19). O sargento do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Leandro Leite dos Santos, destacou que a intenção principal não é punir e sim orientar. “É preciso mostrar às pessoas que a Serra é um espaço a ser preservado.”