Coordenadoria do Idoso faz balanço e define novas ações

9/1/2015 - Jundiaí - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Coordenadoria do Idoso reuniu esta semana representantes de secretarias e entidades parceiras em ações realizadas nos últimos dois anos para o público da terceira idade. O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação das atividades de 2013 e 2014 e traçar um planejamento para 2015.

Segundo a coordenadora Cláudia Sartori, o resultado da reunião foi bastante positivo. “Conseguimos avaliar tudo que foi feito até agora e definir as diretrizes para este ano”, disse.

Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência e Desenvolvimento Social, da Guarda Municipal, além de outras entidades, como o Conselho do Idoso, a Associação dos Aposentados e o Celmi.

Uma das avaliações mais positivas, de acordo com Cláudia, foi a aproximação do poder público com a sociedade civil. “Percebemos que a criação da Coordenadoria do Idoso possibilitou esse diálogo maior, principalmente com o Conselho”, destacou a coordenadora.

Além disso, o grupo destacou outros pontos positivos, como a Semana do Idoso, que vem crescendo a cada ano, o treinamento de servidores públicos sobre a temática do envelhecimento, o programa Idoso Ativo, que leva o público idoso para passeios e eventos, e o trabalho da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos geriátricos da cidade.

“Nos pontos a melhorar, o grupo avaliou que é preciso dar continuidade aos treinamentos e capacitações, fortalecer as articulações em relação ao idoso junto às secretarias e massificar as campanhas”, ponderou Cláudia.

Durante o encontro, foi sugerido também que a Coordenadoria faça um desenho da rede de atenção municipal voltada ao idoso. “Todo mundo sabe que a Prefeitura faz muita coisa, mas ninguém sabe tudo que é feito. Vamos tentar traçar essa rede para a população ter noção de tudo que é feito”, explicou a coordenadora.

O grupo deve voltar a se reunir até março para dar continuidade à discussão das ações para 2015.

Compartilhe no Whatsapp