da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos de História do Cinema Brasileiro, com início no dia 21, e História do Cinema “Representação e Arte” (módulo 2), no dia 22. Serão 12 encontros para cada modalidade, sempre exibindo filmes referentes ao tema da aula.
O diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze, informa que os cursos são voltados para “amantes do cinema” e que a idade mínima para cursá-los é 14 anos. Ele destaca a importância de abordar o cinema nacional. “A temática História do Cinema Brasileiro é de extrema importância, pois nos permite analisar a conjuntura histórica nacional e fazer uma reflexão sobre nossa história e a sociedade brasileira.”
Novidade, o curso vai abordar as influências e retrospectiva do cinema nacional, com apresentação de 12 filmes, entre eles ‘O Corintiano’, de Mazzaropi; ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, de Glauber Rocha; ‘O Cangaceiro’, de Lima Barreto; ‘Vidas Secas’, de Nelson Pereira dos Santos, entre outros.
Marcos Valérios, que ministra os cursos, explica que a intenção é criar um “expectador para cinema”, para que futuramente possa surgir em Jundiaí um núcleo cinematográfico.
No módulo 2 do Curso de História do Cinema “Representação e Arte” serão exibidos longas como o ‘O Grande Ditador’, de Charles Chaplin; ‘A Doce Vida’, de Frederico Fellini; ‘Os Pássaros’, de Alfred Hitchcock; ‘Touro Indomável’, de Martin Scorsese; entre outros.
O curso História do Cinema Brasileiro será ministrado todas quartas-feiras, às 19h. Já o de História do Cinema “representação e arte” (módulo 2), às quintas-feiras, às 14h, no Museu Solar do Barão. As inscrições podem ser feitas no “Solar do Barão” – Rua Barão de Jundiaí, 762 / Centro ou pelo telefone (11) 4521-6259 – até preenchimento de todas vagas disponíveis.