da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí alerta sobre um golpista que age na cidade se passando por funcionário do Ministério da Saúde. Algumas unidades básicas de saúde receberam queixas de usuários relatando o mesmo caso: um homem com crachá do Ministério da Saúde visita a casa e pede documentos e número da conta bancária da pessoa. Segundo as vítimas, ele diz que fará um cadastro no programa “Remédio em Casa”. Quando a pessoa se recusa a entregar os documentos, o homem ameaça dizendo que ela não terá mais direito à medicação do SUS. Os alvos do golpista são, na maioria, pessoas idosas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que se trata de crime. O programa não existe e nenhum funcionário do Ministério da Saúde está fazendo visitas para cadastro de remédios.
Os medicamentos oferecidos pelo SUS são retirados diretamente na unidade de saúde do bairro onde a pessoa é cadastrada. Os únicos profissionais da saúde que fazem visitas regularmente às casas dos moradores são os agentes comunitários – já conhecidos da comunidade e que trabalham na própria UBS do bairro. E esses agentes jamais vão solicitar documentos pessoais dos pacientes.
Qualquer dúvida, o munícipe pode entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 156, ou com a unidade de saúde mais próxima da casa. A Guarda Municipal também pode ser acionada pelo número 153.