da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Em comemoração ao centenário da Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, a Secretaria de Cultura lança dia 11 de dezembro o documentário “Romaria: centenário de fé”, produzido pela Cine a Vapor Produção Cultural, com o apoio da Associação dos Romeiros da cidade. A exibição será às 20h, no CineArte, na sede central do Sindicato dos Metalúrgicos.
No ano do centenário, a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). Segundo o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o documentário é um registro mais do que merecido deste evento tradicional que faz parte da história de Jundiaí.
Para Geraldo Vendrame, diretor da Associação dos Romeiros de Jundiaí, o documentário mantém viva a tradição da romaria. “Este material será apresentado às futuras gerações, contribuindo para a preservação desta peregrinação de fé.”
Com direção e roteiro de Diogo Gomes dos Santos, o documentário narra toda a trajetória da romaria, com depoimentos e imagens de romeiros e artesãos que fazem os distintivos e selas dos cavalos. O material é enriquecido com documentos e fotografias dos arquivos pessoais dos romeiros e do Centro de Memórias de Jundiaí. “Este documentário representa um ganho de registro histórico da cidade, faz parte da memória de Jundiaí. É o primeiro de uma série sobre patrimônio imaterial”, assinala a produtora Vânia Feitosa.
O material foi captado em ‘Full HD’ para garantir a qualidade da produção. O documentário fará parte do acervo do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e será oferecido para consulta e pesquisa.