da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Dar visibilidade às ações realizadas pelas diversas secretarias e coordenadorias municipais com foco na população idosa. Foi este o objetivo de um seminário realizado pela Coordenadoria do Idoso, nesta terça-feira (25), no auditório Elis Regina, do Complexo Argos, com a presença de representantes de secretarias municipais, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) e instituições.
De acordo com a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, é o primeiro seminário realizado nestes padrões, ou seja, de levar ao conhecimento público todas as ações que são desenvolvidas intersetorialmente e que convergem para o mesmo objetivo: fazer cumprir as políticas públicas para a terceira idade.
“A Prefeitura faz muita coisa por meio das secretarias e da própria coordenadoria. A legislação vem sendo cumprida, mas falta juntar tudo isso e mostrar como a soma é grandiosa”, disse Cláudia.
Referindo-se a uma frase muito dita nos debates sobre o envelhecimento das pessoas – “viver mais não é novidade, o desafio é viver com qualidade” – Cláudia enumerou os principais pontos em que o poder público comprova a participação nesse processo de olhar para os idosos não apenas como cumpridor das leis, mas inovando nas ações.
“Temos 55 mil idosos na cidade e, se levarmos em conta que a pessoa idosa está enquadrada na faixa dos 60 aos 100 anos, teremos aí quatro décadas de muitas e diferentes necessidades, considerando itens como saúde, renda, idade e acesso a oportunidades”, exemplificou a coordenadora.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Mílton Calzavara, disse que caminhar junto com a Coordenadoria e as demais secretarias é uma receita de resultados. “O seminário acontece em um bom momento e a ideia de envolver a população nos debates é muito importante, pois muitas leis que regem os direitos dos idosos precisam de ampla conscientização por parte da população.
Ao finalizar o seminário, Cláudia Sartori também destacou as principais ações da Coordenadoria do Idoso. Dentre elas, a Semana do Idoso, o Protocolo de Violência, que determina a comunicação, compulsoriamente, pelos serviços de saúde, públicos ou privados, de possíveis violações aos direitos dos idosos, além da reedição da Revista do Idoso, do Estatuto do Idoso e de informativos que acompanham as diversas campanhas alusivas ao tema. Esses materiais contaram com a participação importante da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.